Pular para o conteúdo principal

Resenha de livro: o mundo pelos olhos de bob



“Se você se preocupa tanto com gato, eu fico imaginando o quanto você vai proteger o seu filho.” 

 Minha esposa sempre fala isso, e é verdade eu gosto muito desses animais independentes e fofuchos, mas minha história com Bob começou de uma maneira complicada. Eu tinha acabado de perder um gato de forma trágica quando o primeiro livro foi lançado, por isso, relutei em ler. Eventualmente, a curiosidade falou mais alto eu acabei cedendo.

 Durante a leitura, lembrei muito do Tom e, apesar de o texto me trazer recordações pouco dolorosas. Li o e-book até o fim. Não me arrependi, pois me deparei com uma história linda sobre amizade e superação, e acabei virando fã do gato Bob.

 Assim, quando novo conceito anunciou o segundo livro de James Bowen, fiquei ansioso para baixar em meu celular. Li ‘ O mundo pelos olhos de Bob ’ em dois dias, em poucas viagens da casa para o trabalho e vice-versa, e tenho certeza de que qualquer um irá devorar o livro também. As aventuras de James e seu companheiro Bob são engraçadas, emocionantes que te fazem refletir.


    //

    Eu dei a Bob companhia, comida em um lugar quente para deitar a cabeça à noite, em troca, ele me deu esperança e direção na vida. Ele me abençoou com sua lealdade, amor e humor, e também com sentido de responsabilidade que eu nunca senti antes. Também me presenteou com algumas metas e me ajudou a ver o mundo mais claramente. 

    //


 A obra uma união de crônicas escritas por um vendedor de revistas/músico e seu fiel escudeiro: um gato, James é um ex-viciado em drogas que deixou a casa dos pais para viver nas ruas. Ele estava no fundo do poço, mas queria uma transformação. Então na sua fase de recuperação, James se deparou com um gato alaranjado que, sem saber, mudaria sua vida para sempre. Em pouco tempo aquele animalzinho charmoso ajudou James a tomar rumo, e lutar para reconstruir os cacos deixados pelas valetas e esquinas de Londres.

O livro pouco fala sobre o passado de Bob ou como ele apareceu na casa de James. Mas isso não faz falta, afinal, quantas vezes você soube de uma história em que um animal de estimação ajuda na recuperação de um homem? O livro deixa claro que existe algo especial entre eles, algo que não se vê nas relações humanas. Eles conhecem cada gesto um do outro e parece que nasceram para ficar juntos.

Seja você no fundo os bichanos, assim como eu, ou apenas um apreciador de boas histórias, a trajetória desta dupla merece ser lida.


    //

    Eu sabia que era sortudo. Há um velho ditado que diz que o homem sábio não chora pelas coisas que não tem, mas agradece pelas que possui. 

    //


Para quem ficou curioso, baixe ‘O mundo pelos olhos de Bob’ e ‘Um gato de rua chamado Bob’ e acompanha a vida da dupla no Facebook no Twitter @streetcatbob. Aproveite e assista o documentário baseado na história de James e Bob.


Texto publicado originalmente por mim no blog do iba (Abril Mídia) em  2014.

Comentários