George Orwell, no livro 198, nos revelou algumas coisa bem interessantes que estamos presenciando hoje. Seria o suposto serviço de espionagem do Estados Unidos o Grande Irmão da vida real?
Winston, Herói do último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa a vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel.
Não, não é uma referência ao Pedro Bial. No livro, O Grande irmão tenta controlar tudo com os olhos que vigiam as pessoas. Tá, parece o Bial, mas estamos falando de um ou Big Brother que está tentando nos monitorar: Barack Obama.
O grande irmão está te vendo!
Para quem está por fora
Edward Snowden, um ex-analista de inteligência americano, vazou documentos que revelam registros de ligações telefônicas lá fora e acesso a servidores de empresas de Internet.
O analista também divulgou práticas de espionagem do Estados Unidos em outros países, inclusive no país de sua companheira Dilma. A presidente criticou severamente o episodio que Obama alegou ser um procedimento para melhorar as relações internacionais.
As profecias do autor
Ainda nos anos 40, George Orwell provocou um debate sobre os avanços da tecnologia que possibilitariam esse monitoramento. Confira abaixo algumas das coisas descritas em 1984 que podem estar se cumprindo hoje:
-Telas espiãs
Se levarmos em consideração os tablets e notebooks (com suas câmeras embutidas), e as telas públicas na ruas e trasporte coletivo.
-Olhos que tudo vêem
As redes sociais e serviços de busca têm controle total sobre o que você compartilha e pesquisa.
-A polícia do pensamento
Estamos sendo vigiados em todos os lugares; câmeras de elevadores, ruas, loja ...
-Novilíngua, a nova língua mundial
Os memes da internet que não nos deixam mentir: LOL, OMG, WTF ...
-Controle do passado, do presente e do futuro
A Wikipedia, enciclopédia onile que pode ser editada por qualquer pessoas, e revela detalhes do passados, presente e prevê o futuro.
//
Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é força
//
Pare para pensar
Até o momento, saber que os Estados Unidos estava monitorando seus parceiros internacionais não nos afetava, mas as políticas de privacidade das redes sociais revelam muito sobre nossa vida pessoal. O que você compra, pesquisa, compartilha e acessa pode estar, nesse exato momento, sendo monitorado pelo Grande irmão - seja ele ou Google ou Facebook.
O hotel que você passou as férias, o mercado que você faz compra do mês e a petshop que você leva seu cãozinho tem mais informações armazenadas em computadores do que você imagina.
Comentários
Postar um comentário
Comenta aew!