Pular para o conteúdo principal

Resenha de livro: A garota que eu quero, de Markus Zusak



Foi a minha Primeira vez com Markus ... E gostei muito. 

 Um dos autores mais badalados dos últimos anos, com certeza é Markus Zusak. O australiano escreveu o livros que, desde o seu lançamento, não saiu da lista de mais vendido no país. Mas alem de A menina que roubava livros, o autor tem mais quatro livros publicados no Brasil, Três desses constituem a trilogia: Irmãos Wolfe. A editora Intrínseca lançou recentemente o ultimo da trilogia: A garota que eu quero. Você conhece?

 Publicado lá fora originalmente em 2001, a obra mostra um lado mais alternativo do autor, com uma pegada menos densa, mas com retóricas repletas de significado.

 Cameron Wolfe tem três irmão e não se parece nada com eles: Steves é astro de futebol, Rube está com uma garota nova a cada semana e Sarah gosta de bebidas e baiadas.

 Nosso "heroi", o narrador da história, acaba se apaixonando por Octavia, a nova namoradinha de Rube. Ele daria tudo para se aproximar de uma garota nos padrões dela, mas sua timidez o impede de fazer isso. Octavia percebe que Cameron é mais interessante do que parece, e eles se aproximam, colocando a lealdade que tem com seu irmão a prova.

    // 

    Um dia Octavia e eu seguimos você, só por curiosidade, e o vimos em frente a uma casa, olhando pela janela. Você é um cara meio solitário, não é? 

    //

 Pra falar a verdade, esperava bem menos de A garota que eu quero. Estava enganado a respeito do enredo. Pensava ser apenas " mais um romancezinho para jovens adultos". Mordi a língua. O modo

Cameron vê o mundo, sua familia e si mesmo nos faz refletir sobre nossas vidas. Ele escreve alguns textos, um tipo de diário, onde relata, sobre sua ótica e de forma bem filosófica , alguns fatos que ocorrem no dia, geralmente junto de um cachorro - não creio que ele se refira ao cão do vizinho, Miffy, e sim sobre o ser que o impede de fazer o que ele quer e que sempre anda do seu lado: ele mesmo.

    //

    O Cachorro aparece acima de mim, olhando para baixo. Faz com que eu pense em todas as outras pessoas espancadas nos becos. Todos os vencedores. Todos os lutadores. Todos os perdedores E todos que se recusam a ficar caídos. Ele espera. Ele me observa.

    //

 Me identifiquei muito com o personagem. Por ele ser um jovem introspectivo e com algumas manias bem estranhas - como ficar parado horas em frente á casa de uma menina, sozinho, esperando alguém aparecer na janela - Cameron é muito mal interpretado , mas, como vai perceber durante a leitura, ele tem muito a dizer, e vai demonstrar seu valor.

 Descobri que Markus Zusak tem o poder de encantar as pessoas com suas palavras. Em A garota que eu quero, ele faz isso por apresentar um jovem comum, com problemas comuns, com uma família comum, mas com uma mente incrível, e assim como eu ou você, ele questiona suas certezas, procura o encontro consigo mesmo, luta pelo seu lugar ao sol e, de maneira incrível, escreve sobre oque pensa.

Texto publicado originalmente por mim no blog do iba (Abril Mídia) em 2013.

Comentários