Pular para o conteúdo principal

Um retrato de James Joyce


















No dia 13 de janeiro de 1941, 73 anos atrás, o mundo perdia um dos maiores autores de todos os tempos:

James Joyce. Confira abaixo uma linha do tempo – do nascimento à morte – e algumas curiosidade sobre o célebre escritor de Ulysses, Um retrato do artista quando jovem e Dublinenses.

Via revista BRAVO!  outubro de 1999

LINHA DO TEMPO:

 1882 

Nasce James Joyce (2 de fevereiro), filho de John Stanislaus Joyce e May Joyce, no endereço Brighton Square West, 41 (foto), no subúrbio dublinense de Rathgar.

1900

 Publica o primeiro ensaio, Ibsen’s New Drama, sobre o dramaturgo sueco, na Fortnightly Review (1º de Abril); escreve a primeira peça, A Brilliant Career.

1902 

Gradua-se no University College (foto), Dublin em línguas modernas; parte para Paris – aparentemente para estudar medicina -, cidade de onde sairia, com Nora, a mulher, três anos depois, rumo a Trieste.

1906

 Joyce, Nora e George, filho do casal, nascido um ano antes, mudam-se para Roma. Em março do ano seguinte, voltam a Trieste, onde o escritor pública Chamber Music e vê nascer sua outra filha, Lucia (26 de julho).

1914

 Retrato do Artista quando Jovem é publicado em folhetim (até 1915) em The Egoist; Joyce publica Dublinenses. Supõe-se que ele tenha terminado Giacomo Joyce nesse ano.

1922

 De volta a Paris, depois de um período em Zurique, tem Ulisses publicado pela Shakespeare and Company. 1928 Conhece o seu conterrâneo Samuel Beckett (foto), que se tornaria um dos seus grandes amigos e interlocutores literários.

1933

 Ulisses, censurado por pornografia nos Estados Unidos, é liberado. 1939 Finnegans Wake, sua obra mais ambiciosa, começada 16 anos antes, é publicada.

 1941 

Joyce morre em Zurique (13 de janeiro) para onde se mudara um ano antes. Hoje é considerado um dos escritores do século; sua efígie circula na moeda irlandesa.

 CURIOSIDADES:

- Embora Joyce tenha vivido fora de seu país natal pela maior parte da vida adulta, suas experiências irlandesas são essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática. Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos da escola e faculdade;

 - James Joyce sofreu bullying dos meninos mais velhos de sua escola (e até mesmo do padre);

 - Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglês, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais iminentes poetas do imagismo;

- No dia 16 de junho, bares e pubs ao redor do mundo comemoram o Bloomsday. A escolha da data é em homenagem ao personagem Leopold Blomm do livro Ulysses;

 - Começou a frequentar bordéis muito cedo e passou boa parte da vida dentro dessas casas.

Texto publicado originalmente por mim no blog do iba, no dia 13 de janeiro de 2014.


Comentários